sábado, 3 de agosto de 2019

Como transformar a TV em Smart TV?

Se a sua TV atual ainda está boa, não é necessário adquirir um novo aparelho para ter um sistema smart. Aprenda como fazer isso de forma simples!

A simples palavra “TV”, abreviação de “televisão”, raramente aparece sozinha nos dias de hoje. Os modelos atuais contam com muito mais recursos para atender os usuários que desejam estar sempre conectados e aproveitar muito mais do que programas dos canais por assinatura. É por isso que elas são chamadas de Smart TVs.


Uma Smart TV não reproduz apenas canais abertos e/ou pagos como as TVs comuns. Elas contam com sistemas operacionais próprios, como o Windows dos nossos notebooks, que acompanham diversos aplicativos, proporcionando uma experiência completamente nova.

Smart TV Android

Se antes sua melhor opção era assistir o Mais Você durante a manhã ou deixar o televisor ligado nas propagandas da Polishop enquanto limpava a casa, agora você pode ver uma série da Netflix logo após acordar, ou ouvir sua playlist preferida pelo Spotify enquanto faz a faxina.

As opções das Smart TVs vão muito além dos exemplos que citamos. Esses aparelhos têm se tornado cada vez mais atraentes conforme os preços ficam mais acessíveis, mas o que muita gente não sabe é que o seu televisor não precisa ser nativamente “smart” para que você aproveite os benefícios de uma Smart TV.

Como transformar a TV em Smart TV?

Basicamente, você precisará de um aparelho para transformar a TV em Smart. Há duas opções disponíveis para isso: o Chromecast e a Box TV.

Os dois dispositivos funcionam de formas distintas, mas, normalmente, funcionam com base no mesmo sistema operacional: o Android. O sistema do Google conta com muitos aplicativos disponíveis através da Google Play Store, a maior loja de apps da plataforma.

Para transformar a TV em Smart TV você gastará, no máximo, R$ 300. Portanto, caso a sua TV atual lhe agrade no que diz respeito a imagem e som, não há motivo para trocá-la por uma nova. Compre um Chromecast ou uma Box TV e economize dinheiro!

Chromecast

O Chromecast é um aparelho do Google que transforma sua TV em Smart TV, que pode ser controlada através de um smartphone ou tablet Android, iPhone, iPad, Mac e notebook Windows. O dispositivo atualmente está na segunda geração, mas você não precisa se preocupar com a versão que irá comprar, já que a versão de primeira geração não é mais vendida.

Para utilizar o Chromecast, basta conectar o aparelho às entradas HDMI e USB da sua TV (caso não haja USB, ele pode ser conectado diretamente na tomada). Feito isso, baixe o aplicativo Google Home e siga os passos para configurar o dispositivo.

Todo o processo é bem simples, basta seguir os passos e ter uma rede Wi-Fi para que o Chromecast conecte-se a ela. Feito isso, seu Chromecast está pronto para exibir conteúdo enviado para ele. Vale lembrar que o smartphone, tablet ou notebook precisa estar conectado na mesma rede Wi-Fi do Chromecast.

Chromecast como usar

Sempre que utilizar um aplicativo compatível com Chromecast, você verá o ícone “transmitir”, destacado na imagem acima, seja no topo da página ou em alguma aba nele. Toque nele e selecione o Chromecast nas opções para reproduzir o vídeo, música, texto, apresentação ou jogo na sua TV, que agora é uma Smart TV.

São inúmeros os aplicativos compatíveis com o Google Chromecast. Dentre os mais populares estão Netflix, YouTube, Globo Play, Spotify, Facebook, Google Chrome, Telecine Play, HBO GO, Crunchyroll, Crackle, Deezer e Soundcloud. Além destes, muitos jogos, apps de esportes e conteúdo diversificado oferecem suporte ao Chromecast.

Chromecast Smart TV Apps

Também é possível espelhar a tela do seu smartphone na TV através do Chromecast. E se você estiver ficando sem bateria no celular, fique tranquilo, é possível deixar o conteúdo sendo exibido na TV mesmo que a tela do smartphone esteja desligada.

Box TV

A Box TV também é um aparelho que transforma a TV em Smart, mas que funciona diferente do Chromecast. O grande trunfo desses aparelhos é que eles não precisam de outros dispositivos, como smartphone ou notebook, para funcionar.

Esses aparelhos podem ser encontradas em diferentes configurações, com processador, memória RAM e placa gráfica integrada que as permite rodar alguns jogos e exibir qualquer conteúdo, mesmo em 4K. O armazenamento interno também te possibilita baixar jogos e qualquer outra coisa direto no aparelho, além de poder conectar um pen drive a ele caso o espaço interno fique cheio.

As Box TV, via de regra, possuem o sistema operacional Android TV, o mesmo que encontramos em algumas Smart TVs  Sony e Smart TVs Philips. A plataforma é bem completa e fácil de navegar, graças ao controle remoto que acompanha as Box TV.

Mi Box TV

Para utilizar, basta ligar o dispositivo à sua TV ou monitor e a uma fonte de energia e pronto, sua TV é uma Smart TV! Você pode conectar aparelhos Bluetooth à sua Box TV, como controles, fones de ouvido ou falantes externos, sendo uma opção extra para quem quer jogar no PS4 ou Xbox One sem fios.

No Promobit você pode encontrar promoções de TV Box de diversas marcas. Geralmente, essas promoções são da Gearbest ou TomTop, lojas chinesas bastante confiáveis. Caso deseje adquirir o seu produto em uma dessas lojas, recomendamos optar sempre pelo seguro de entrega e frete com registro.

Melhorando o smart da TV

Você comprou uma Smart TV que tem imagem boa e som satisfatório, mas que possui plataforma smart ruim? Também é possível utilizar uma Box TV nesse aparelho!

Neste caso, o sistema operacional da Box TV irá sobrepor o original da sua TV enquanto o pequeno aparelho estiver ligado. Assim, você poderá aproveitar as vantagens do Android TV sem ter que lidar com a lentidão o limitação do sistema operacional nativo da sua TV.

Agora, se você preferir optar por comprar um televisor inteligente, aqui no Promobit você encontra as melhores promoções de Smart TV, e ainda ter a garantia de que está comprando de lojas confiáveis!

Promobit
Da Redação
Rafael Oliveira

Relacionadas